As duas principais indicações do eletrocardiograma são a avaliação do ritmo cardíaco (local de formação, freqüência de formação e condução do estimulo elétrico), e a avaliação pré-anestésica. Outras indicações são o acompanhamento da terapia antiarrítmica, investigações complementares de cardiopatias e de algumas alterações sistêmicas em cães e gatos.
A incidência de problemas cardíacos em animais tem crescido nos últimos anos. Isso ocorre devido ao aumento da expectativa de vida, ao maior conhecimento e acesso da população às principais doenças, e à maior diversidade e acuidade dos equipamentos disponíveis para diagnósticos. Assim, a exemplo do que acontece na medicina, é frequente o encaminhamento de animais para a avaliação eletrocardiográfica, especialmente daqueles acima de 5 anos de idade. A partir de então os acompanhamentos de rotina poderão ser feitos para que, na evidência de alguma alteração em relação ao exame basal, o clínico possa intervir precocemente.
O eletrocardiograma é um exame de fácil obtenção, rápido e indolor. Consiste na colocação de eletrodos do tipo “jacarés” nos membros e região torácica dos animais. Os eletrodos são umedecidos com álcool para que ocorra a condução elétrica existente naturalmente na superfície corpórea. O paciente permanece deitado em decúbito lateral direito e é monitorado por cerca de 3 minutos, o que possibilita vários registros das 10 derivações de forma simultânea.
Entre em Contato:
Nosso Endereço:
Veja mais:
Entre em Contato:
Nosso Endereço:
Veja mais:
Entre em Contato:
Nosso Endereço:
Veja mais: